Campanha da Igreja nos Estados Unidos põem em relevo a Fé da América Latina
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Campanha da Igreja nos Estados Unidos põem em relevo a Fé da América Latina
Gaudium Press - 2017/01/05

Washington - Estados Unidos (Quinta-feira, 05-01-2017, Gaudium Press) "Compartilhe tua Fé" será o lema da Coleta anual para a Igreja na América Latina que a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) realizará em todas as paróquias norte-americanas durante o final de semana de 21 e 22 de janeiro.

"A campanha de 2017 põem em relevo a Fé da América Latina e as muitas oportunidades para compartilhar a Fé com eles. Também reconhecemos o tremendo benefício que temos na Igreja com nossos irmãos da América Latina e a revitalização que seu fervor nos traz para a Fé. Além de oferecer nossa ajuda aos Católicos dos Estados Unidos, temos muito que aprender deles", sublinha a USCCB aos fiéis de seu país, que ainda convoca a ajudar aos irmãos e irmãs da Igreja Católica da América Latina.

A Coleta leva já meio século de realização. Nasceu por iniciativa dos Bispos norte-americanos e com a criação do Comitê da América Latina da USCCB no ano 1965, que desde então impulsiona a campanha anual.

O Papa Francisco em uma mensagem que dirigiu a USCCB em outubro de 2015, destacou a iniciativa que há cinco décadas realiza a Igreja norte-americana a favor da Igreja Católica latino-americana: "A Coleta para a Igreja na América Latina tomou forma e cresceu como um meio eloquente de expressar os laços de Fé e caridade que unem aos católicos nos Estados Unidos e seus irmãos e irmãs no hemisfério. Agora, cinquenta anos mais tarde, a Coleta segue sendo um valioso meio para sustentar, tanto espiritual como temporalmente, os esforços das Igrejas locais da América Latina e o Caribe para proclamar o Evangelho e formar discípulos missionários imbuídos de zelo pela difusão do Reino de Deus de Justiça, santidade e paz".

Campanha da Igreja nos Estados Unidos põem em relevo a Fé da América Latina.jpg

Os fundos coletados através desta iniciativa são destinados principalmente para projetos pastorais na América Latina e igualmente para apoiar as vocações ao sacerdócio, ao diaconado e a vida religiosa, mas também para atender situações de emergência, como ocorreu com o terremoto do Chile de 2010, onde a Igreja Norte-Americana interveio com ajudas para a reconstrução. "A Conferência Episcopal dos Estados Unidos, pela generosidade do povo norte-americano, pode, em certos momentos, ajudar com programas pastorais (...) Nossa Igreja se envolveu sobre a necessidade", comentou Dom Octavio Cisneros, Bispo Auxiliar da Diocese de Brooklyn, Nova York, em entrevista realizada por um meio local da Diocese chilena de São Bernardo.

Além disso, graças à Coleta, e a generosidade dos norte-americanos, a Igreja norte-americana vem adiantando diversos projetos pastorais no Haiti, afetado por vários fenômenos naturais. Neste país também se adianta um importante trabalho de reconstrução e se levam a cabo diversas iniciativas pastorais em favor da povoação mais desprotegida.

Do mesmo modo, a Coleta para a Igreja na América Latina está intervindo no impacto que gerou o terremoto ocorrido no Equador em meados de 2016, para trabalhar na reconstrução de paróquias, escolas e oficinas diocesanas.

Precisamente, na última Assembleia Plenária dos Bispos Norte-Americanos, celebrada no outono em Baltimore, Maryland, o Subcomitê para a Igreja na América Latina. Um valor que se somou a outros 4,1 milhões de ajudas aprovadas também em junho passado.

"Estas subvenções levam a Fé à aqueles que se encontram à margem, unindo-nos aqui nos Estados Unidos de maneira especial com nossos irmãos e irmãs que vivem na periferia na América Latina e o Caribe. A cifra recorde de dinheiro que se outorgou este ano somente foi possível mediante a generosidade de muitos católicos comprometidos em nosso país", assinalou Dom Eusebio Elizondo, Bispo Auxiliar de Seattle e Presidente do Subcomitê da USCCB, que é citado em nota de imprensa emitida pelo organismo eclesial. (GPE/EPC)

Votar Resultado 1  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.