Santuário de Fátima e Universidade Católica promovem Curso sobre Fátima
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Santuário de Fátima e Universidade Católica promovem Curso sobre Fátima
Gaudium Press - 2017/01/04

Fátima - Portugal (Quarta-feira, 04-01-2017, Gaudium Press) Já em pleno Ano do Centenário das Aparições de Fátima, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP), o Santuário de Fátima promove um curso de formação entre os dias 17 de janeiro e 27 de fevereiro que terá, a guisa de título, a designação de: ‘O Acontecimento Fátima: curso interdisciplinar'.

Da equipe docente fazem parte o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas; João Lourenço, José Eduardo Borges de Pinho, António Matos Ferreira e José Tolentino Mendonça da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; Américo Pereira e José Miguel Sardica da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa; José Poças das Neves do Centro de Estudos de Fátima; Marco Daniel Duarte, Pedro Valinho Gomes e Sónia Vazão do Santuário de Fátima.

02FATIMAcurso.jpg

Serão sete sessões presenciais realizadas às terças-feiras em Lisboa. O Santuário de Fátima informa também pelo seu site que as inscrições terminam em 15 de janeiro, dois dias antes do curso ter início em Lisboa, no Anfiteatro Pe. José Bacelar e Oliveira, na Universidade Católica Portuguesa.

"Quis-se um curso interdisciplinar para que pudesse abarcar as diferentes temáticas que se encontram na História de Fátima e nos conteúdos que compõe o ‘corpus' do que habitualmente é designado por "Mensagem de Fátima"", disse o coordenador do curso e diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

Explicou ainda Daniel Duarte que o Curso de formação ‘O Acontecimento Fátima: curso interdisciplinar' surge também porque "muitas pessoas não puderam frequentar o Curso de Verão destinado a investigadores" e ainda vai proporcionar aos alunos da Universidade Católica e a outras pessoas interessadas na temática, crentes ou não, "uma aproximação bastante aprofundada do fenómeno de Fátima".

Detalhes

Este curso é destinado a investigadores e estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas); Professores do ensino básico e secundário (áreas de História, História da Arte, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica); Formadores/catequistas e outros agentes pastorais.

Os participantes poderão, por exemplo, "examinar as fontes para o estudo do fenômeno de Fátima; apresentar os elementos sobre a História de Fátima; identificar implicações transversais do fenómeno de Fátima".

O coordenador do curso, Marco Daniel Duarte explicou que "Importa sobretudo dotar os formandos de ferramentas que auxiliem à compreensão de um fenómeno que perpassa o mundo das ciências da religião, mas que extravasa também para o mundo da cultura, da sociologia, da política, da geografia humana, da expressão artística, dos ‘media', da economia". (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com www.fatima.pt/pt/news/santuario)

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.