Jacinta e a conversão dos pecadores
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Jacinta e a conversão dos pecadores
Livro Jacinta e Francisco Prediletos de Maria - Mons João Clá - 2008/11/07

Ó meu Jesus! É por vosso amor, pela conversão dos pecadores, pelo Santo Padre e em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria!" Muitas vezes esta frase brotou dos inocentes lábios de Jacinta, em meio às suas penitências pela salvação das almas.

Insaciável nas mortificações

jacinta_1...jpgDesde o momento em que ouviu da Santíssima Virgem o apelo para oferecerem sacrifícios Deus, a fim de evitar que os homens fossem condenados ao Inferno, a pequena pastora transformou-se numa chama que ardeu continuamente nessa intenção.

"Jacinta tomou tanto a peito os sacrifícios pela conversão dos pecadores", recorda a Irmã Lúcia, "que não deixava escapar ocasião alguma. Havia umas crianças, filhos de duas famílias da Moita, que batiam de porta em porta pedindo esmola. Encontramo-los, um dia, quando íamos com o nosso rebanho. Jacinta, ao vê-los, disse:

- Vamos dar nossa merenda àqueles pobre¬zinhos, pela conversão dos pecadores."

"E correu a levá-las. Pela tarde, disse-me que tinha fome. Havia ali algumas azinheiras e carvalhos. A bolota estava ainda bastante verde. No entanto, disse-lhe que podíamos comer dela. Francisco subiu numa azinheira para encher os bolsos, mas Jacinta lembrou-se que podíamos comer da dos carvalhos, para fazer o sacrifício de comer a amarga. E lá saboreamos aquele delicioso manjar! Jacinta fez disso um de seus sacrifícios habituais."

Combinaram, então, sempre que encontrassem esses pobrezinhos, dar-lhes as suas refeições. E as crianças, satisfeitas com a generosa esmola, procuravam encontrá-los, esperando-os pelo caminho. Assim que os via, Jacinta corria a levar-lhes todo o alimento do dia, alegre e animada. Nessas ocasiões, os três comiam raízes de uma flor do campo, amoras, cogumelos ou fruta, se havia alguma ali por perto, em alguma propriedade pertencente a seus pais.

Estimulada por um extraordinário zelo das almas, Jacinta parecia mesmo insaciável na prática do sacrifício. Conta sua prima que, certo dia, um vizinho ofereceu-lhes uma boa pastagem para o seu rebanho. Porém, ficava num lugar bastante longe, e estavam nos dias mais quentes do verão. Pelo caminho, encontraram os seus queridos pobrezinhos, e Jacinta correu a levar-lhes a esmola. Sob um sol escaldante, a sede era cada vez maior e não havia um pingo de água para beber. A princípio, ofereceram o sacrifício com generosidade pela conversão dos pecadores. Mas, depois do meio-dia, era difícil resistir...

Lúcia propôs de irem a um lugar próximo, pedir um pouco de água. Aceitaram, e lá foi ela bater à porta de uma velhinha, que, ao dar-lhe uma bilha com água, ofertou-lhe também um bocadinho de pão, aceito com reconhecimento, e logo distribuído entre os companheiros. Em seguida, entregou a bilha a Francisco e lhe disse que bebesse.

- Não quero beber.

- Por quê?

- Quero sofrer pela conversão dos pecadores.

- Beba você, Jacinta!

- Também quero oferecer o sacrifício pelos pecadores.

Resultado: a água foi toda deixada na cova de uma pedra, para que dela bebessem as ovelhas... O calor, entretanto, tornava-se cada vez mais intenso. As cigarras e os grilos juntavam o seu cantar ao das rãs numa lagoa vizinha, e faziam uma barulheira insuportável. Jacinta, debilitada pela fraqueza e pela sede, pediu à prima, com aquela simplicidade que lhe era natural:

- Diga aos grilos e às rãs que se calem! Dói-me tanto a minha cabeça!

Francisco então lhe perguntou:

- Você não quer sofrer isto pelos pecadores?!

A pobre criança, apertando a cabeça entre as mãozinhas, respondeu:

- Sim, quero. Deixe-as cantar.

E nunca se esquecia de levantar as mãozinhas e os olhos ao Céu, repetindo sua frase tão querida:

- Ó Jesus! É por vosso amor e pela conversão dos pecadores.

(Livro Jacinta e Francisco Prediletos de Maria - Monsenhor João Clá)

Votar Resultado 2  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.